Impressão, cópia e digitalização

INFORMAMOS QUE DE ACORDO COM O REGIME LEGAL DOS DIREITOS DE AUTOR, É EXPRESSAMENTE PROIBIDO FOTOCOPIAR INTEGRALMENTE OBRAS EXISTENTES NA BIBLIOTECA

Serviço de impressão Biblioteca

De acordo com o regulamento interno da Biblioteca, no seu artigo 42 não podem ser fotocopiados as seguintes obras:

a) as obras do fundo antigo e as obras raras;
b) as obras em mau estado de conservação;
c) as espécies de grandes dimensões;
d) as dissertações de doutoramento e mestrado;
e) as obras de referência.

As obras identificadas com FITA VERMELHA podem ser solicitadas para fotocópias, a realizar por um colaborador, no máximo até 3 fotocópias desde que a obra esteja em bom estado de conservação.

Solicite apoio no Balcão de Atendimento

Serviço de impressão self-service

A responsabilidade na reprodução de documentos é exclusiva do utilizador, não sendo a Biblioteca responsável por eventuais infrações ao código dos Direitos de Autor e dos Direitos Conexos.

• Instruções para carregamento de impressões

O serviço de impressão funciona em regime de self-service e está disponível para qualquer utilizador registado no SIGARRA da FBAUP, com estado a frequentar (para estudantes) ou ativo (pessoal docente e não docente)
Para proceder ao carregamento da sua quota de impressão poderá utilizar uma das seguintes opções:

Carregamento por Multibanco
Os carregamentos por Multibanco podem ser feitos em qualquer terminal Multibanco ou através de eBanking. Para gerar as referências que permitem o pagamento por Multibanco/eBanking, deverá entrar na sua página pessoal no SIGARRA da FBAUP e, no menu “OPÇÕES PESSOAIS”, selecionar “Impressões”. Na página que aparece de seguida, deverá escolher “Gerar Referência” no menu OPÇÕES.

A referência gerada é válida apenas para um carregamento, no valor especificado e no prazo indicado pelo sistema.

O valor mínimo de cada carregamento é €0,01.
Atenção: após efetuar o respetivo pagamento no Multibanco/eBanking, se desejar recibo, deverá aceder novamente à área que permite gerar referências Multibanco e imprimir o respetivo documento.

Carregamento na tesouraria
Os carregamentos na tesouraria deverão ser efetuados sempre que não for possível utilizar o multibanco.
Os carregamentos poderão ser efetuados dentro do seu horário de funcionamento – 09.30 – 12.00 | 14.00 – 16.00
Por imperativo legal aos carregamentos de quota efetuados por multibanco e/ou na tesouraria é deduzido o valor de IVA à taxa em vigor.

• Preços de impressão
    Os preços para impressões e digitalizações (Sem IVA incluído) são os seguintes:

Custo por página
A4 Preto (Geral A4) €0,03
Duplex €0,05
A4 Cor (Geral Cor A4) €0,25
Duplex €0,45
A3 Preto (Geral A3) €0,06
Duplex €0,10
A3 Cor (Geral Cor A3) €0,50
Duplex €0,90
Digitalizações € 0,02

• Identificação do utilizador
    Para imprimir a partir de uma máquina self-service valide-se com o seu cartão UPorto. Se não possuir cartão pode criar um código PIN e PASSWORD conforme exemplo infra.
  • Como criar/alterar um código PIN? / código Password (Security PIN)?
    Caso pretenda criar/alterar um “Código Pin” numérico, deve-se validar no SIGARRA da FBAUP, e no menu “OPÇÕES PESSOAIS”, selecionar “Impressões”” seguido de Alterar Pin para Impressoras
  • Como proceder para se autenticar?
    Passo 1
    Selecione a opção que pretende – Copiar ou E-mail (digitalizar)
    Passo 2
    Insira o seu PIN e de seguida a Password

Nota: As pessoas externas à UP também podem aceder ao sistema e tirar fotocópias ou digitalizar documentos. Para tal é necessário primeiro solicitar o registo no SIGARRA, no Balcão de Atendimento, criando uma conta de utilizador temporário.