Formação de utilizadores: calendário 2017-18 [Abertas as inscrições !!!]

A Biblioteca da FBAUP  tem previsto para o ano letivo de 2017-18 um plano de formação regular, com o objetivo de proporcionar aos seus utilizadores o desenvolvimento de competências de Infoliteracia. Essas competências traduzem-se na capacidade de localizar e usar a informação científico-técnica com autonomia, eficiência e sentido ético, permitindo colmatar necessidades de informação sentidas em contexto académico e/ou profissional.

Inscrições online

Como citar e referenciar

Descrição: A elaboração de um trabalho académico pressupõe a procura de informação, bem como a referência dos recursos utilizados, através da indicação das fontes de informação consultadas. No final da sessão o utilizador deverá conseguir identificar os elementos e regras essenciais na elaboração de uma citação e de uma referência bibliográfica e  formas de evitar o plágio fazendo um bom uso da informação.

Calendário: 30 de outubro 2017
Horário: 10.30-12.00

Endnote: noções básicas

[ADIADO]

Descrição: O Endnote é uma ferramenta essencial na gestão de referências bibliográficas, permitindo organizar e garantir a normalização na apresentação da informação. É dirigido especialmente aos estudantes de mestrado e doutoramento para organização e gestão das referências bibliográficas na dissertação ou tese. O formando deverá no final da formação conseguir inserir uma referência bibliográfica de acordo com as várias tipologias, inserir citações num documento de texto, organizar, formatar e definir estilos para a bibliografia.

Calendário: 15 de novembro 2017
Horário: 16.00-17.30

Serviço descoberta UP  [Cancelado]

Esta formação tem por objetivo dar a conhecer as funcionalidades de pesquisa do Serviço de Descoberta da Universidade do Porto. Trata-se de uma ferramenta de pesquisa de informação científica, que facilita a recuperação simultânea em diversos recursos informativos assinados pela U.Porto. A lista AtoZ disponibiliza o acesso ao full text de milhares de periódicos científicos e de e-books online.

Formadora: Ana Gonçalves (UPDigital)
Calendário: 20 de novembro 2017
Horário: 10.00-12.00
Sala: PS 32

Pesquisa em bases de dados [Cancelado]

Este curso permitirá dotar os formandos de conhecimentos e competências que se traduzem na pesquisa cuidada de artigos científicos, indexados em bases de dados temáticas e de referência, no âmbito das artes e humanidades. No final da formação o formando deverá conseguir aceder aos recursos eletrónicos disponibilizados pela Universidade do Porto; recuperar informação utilizando os operadores booleanos; proceder ao download de artigos científicos online e criar alertas.

Calendário: 24 de novembro 2017
Horário: 10.30-12.00
Sala: PS 43

Mendeley: gestor de referências bibliográficas [Cancelado]

Descrição:Mendeley é um sistema para a gestão de referências bibliográficas, que permite a recolha e inserção de citações e referências bibliográficas e a integração com processadores de texto. Possibilita a utilização do programa sem ligação à Web através da versão desktop (livre), a importação das referências bibliográficas a partir de bases de dados e de catálogos bibliográficos, assim como a sincronização automática entre a versão desktop e a Web.

Formador: Jorge Sinval (UPDigital)
Calendário: 27 de novembro 2017
Horário: 10.00-12.00

Normas e estilos: APA 6th

Descrição: A elaboração de um trabalho académico requer sempre a procura de informação, bem como a referência dos recursos utilizados, através da indicação das fontes de informação consultadas. No final da sessão o utilizador deverá conseguir identificar os elementos e regras essenciais na elaboração de uma citação e de uma referência bibliográfica de acordo com a norma APA 6th.

Calendário: 06 de dezembro 2017
Horário: 16.00-17.30

Brevemente

Incites: Ferramenta de avaliação da investigação