Acesso à Biblioteca : informação

As salas de estudo estão disponíveis exclusivamente para a comunidade FBAUP dada a limitação de lugares (22 lugares de estudo), com o objetivo de manter as normas de higiene e segurança, de acordo com o Plano de Contingência da UP

Horário: Segunda a Sexta-feira | 09h00 >20h00

Férias escolares: 09h00-13h00 | 14h00-18h00

INSCRIÇÃO NO BALCÃO DE ATENDIMENTO – APRESENTE O SEU CARTÃO DE ESTUDANTE

———————–

CONDIÇÕES DE ACESSO À BIBLIOTECA E ESTANTES

1. USO OBRIGATÓRIO DE MÁSCARA (desde o momento em que entra até que sai do espaço da biblioteca)
  2. USO OBRIGATÓRIO DE LUVAS PARA ACESSO ÀS ESTANTES
  3. USO DE DESINFETANTE (entrada e saída da Biblioteca)
  4. DISTANCIAMENTO DE 2 METROS
  5. PERMITIDA A PERMANÊNCIA NOS LOCAIS DE LEITURA DA BIBLIOTECA, SE EXISTIR LUGAR SENTADO.

FUNCIONAMENTO DOS SERVIÇOS

A Biblioteca funcionará em regime de livre acesso às estantes mediante a utilização de luvas, que serão fornecidas pelos colaboradores à entrada.

Todos os materiais físicos que se encontrem em espaços que não são permitidos os acessos, serão fornecidos pelos colaboradores, seguindo todos os protocolos de higienização e etiqueta respiratória (higienização das mãos antes de manuseamento dos livros; utilização de máscaras e luvas).

Por favor respeite os circuitos de circulação da Biblioteca.

CONDIÇÕES DE ACESSO AO ESPAÇO DA BIBLIOTECA

SALA DE ATENDIMENTO E EMPRÉSTIMO

MEDIDAS OBRIGATÓRIAS DE SEGURANÇA

• Usar máscara, e mantê-la até sair da Biblioteca;
  • Higienizar as mãos com solução antisséptica de base alcoólica antes de entrar e sair da biblioteca;
  • Usar luvas se pretender aceder às estantes e consultar livros;
  • Sempre que se ausentar, mesmo que temporariamente, e regressar à sala de leitura, deve voltar a desinfetar as mãos com solução alcoólica, disponível na entrada/saída da Biblioteca;
  • Após terminar a leitura deve colocar os livros no carrinho, deitar fora as luvas utilizadas, no lixo indiferenciado e, desinfetar novamente as mãos.

LEITURA PRESENCIAL

Atendendo à redução do número de lugares de leitura/estudo (50%), as salas de estudo funcionarão exclusivamente para membros da comunidade FBAUP.

• Será permitida a permanência, nos locais de leitura da Biblioteca, se existir lugar sentado;
  • Para sua segurança desinfete o seu espaço de trabalho antes de o utilizar;
  • o acesso ao balcão de atendimento deve respeitar a observação do distanciamento físico (1 utilizador por 20 m2).
  • Sala de leitura principal – 17 lugares disponíveis
  • Sala de Atendimento – 5 lugares disponíveis

Os leitores UP e Ex-alunos da FBAUP podem requisitar livros para leitura domiciliária, desde que munidos do seu cartão de estudante/cartão Alumni, após inscrição prévia no Balcão de Atendimento e/ou registo no Gabinete Alumni, respetivamente.

EMPRÉSTIMO DOMICILIÁRIO

O empréstimo domiciliário poderá ser realizado, presencialmente, no Balcão de Atendimento no entanto, continuaremos a privilegiar o SISTEMA PICK-UP.

O sistema pick-up é simples. O utilizador faz a reserva online a partir do nosso catálogo (https://catalogo.up.pt), no dia útil anterior à recolha dos documentos, de acordo com as seguintes instruções:

1. Entre em https://catalogo.up.pt
  2. Valide-se com o seu login: up12345678@fba.up.pt
  3. Password do SIGARRA
  4. Selecione o catálogo da FACULDADE DE BELAS ARTES
  5. Faça a pesquisa do livro (s) que pretende reservar para recolha pick-up
  6. Clique em Reserva
  7. Clique em Enviar
  8. Clique novamente em ENVIAR para efetivar o pedido de reserva
  9. O exemplar está reservado

PAGAMENTO DE MULTAS
Devem ser, preferencialmente, utilizados meios de pagamento por homebanking, transferência bancária, tecnologia contactless.

MÁQUINA DE FOTOCÓPIAS EM AUTOSSERVIÇO
Está temporariamente suspenso o uso das máquinas de fotocópia em autosserviço da Biblioteca. Sempre que possível, os utilizadores devem recorrer à cópia digital por telemóvel.

Estas condições poderão vir a ser alteradas de acordo com as orientações da Direção Geral de Saúde (DGS).