Tendo em consideração as medidas adotadas pelo Governo para fazer face ao agravamento da situação epidemiológica que constam na Resolução do Conselho de Ministros n.º 92-A/2020 de 2 de novembro, o regime de teletrabalho volta a ser obrigatório a partir do dia 4 de novembro.
Informamos que a Biblioteca continuará a assegurar o natural funcionamento do serviço, contudo com algumas pequenas alterações logísticas:
Atendendo ao diminuto fluxo de utilizadores, que atualmente utiliza o espaço da Biblioteca, entendemos não ser necessário manter a abertura pela porta que dá acesso à sala do Livro Antigo, retomando o circuito de entrada/saída pela porta original de entrada da Biblioteca.
FUNCIONAMENTO DOS SERVIÇOS
A Biblioteca continuará a funcionar em regime de livre acesso às estantes, mediante a utilização de luvas, que serão fornecidas pelos colaboradores à entrada.
Será permitida a circulação parcial na sala de leitura que dá acesso ao varandim e ao varandim.
Todos os materiais físicos que se encontrem em espaços que não são permitidos os acessos, serão fornecidos pelos colaboradores, seguindo todos os protocolos de higienização e etiqueta respiratória (higienização das mãos antes de manuseamento dos livros; utilização de máscaras e luvas).
RELEMBRAMOS AS CONDIÇÕES DE ACESSO AO ESPAÇO DA BIBLIOTECA
SALA DE ATENDIMENTO E EMPRÉSTIMO
- Usar máscara, e mantê-la até sair da Biblioteca;
- Higienizar as mãos com solução antisséptica de base alcoólica antes de entrar e sair da biblioteca;
- Usar luvas se pretender aceder às estantes e consultar livros;
- Sempre que se ausentar, mesmo que temporariamente, e regressar à sala de leitura, deve voltar a desinfetar as mãos com solução alcoólica, disponível na entrada/saída da Biblioteca;
- Após terminar a leitura deve colocar os livros no carrinho, deitar fora as luvas utilizadas, no lixo indiferenciado e, desinfetar novamente as mãos.
- Agradecemos a todos os utilizadores que permaneçam nos espaços da biblioteca pelo tempo estritamente necessário à consulta e/ou requisição de materiais, permitindo, assim, o acesso de todos à informação.
EMPRÉSTIMO DOMICILIÁRIO
O empréstimo domiciliário poderá ser realizado, presencialmente, no Balcão de Atendimento no entanto, continuaremos a privilegiar o SISTEMA PICK-UP.
Relembramos que o utilizador fica obrigado a proceder à devolução da bibliografia findo o prazo de empréstimo, apesar de estarmos em situação de emergência, mantendo-se as penalizações a funcionar regularmente.
O sistema pick-up é simples. O utilizador faz a reserva online a partir do nosso catálogo (https://catalogo.up.pt), no dia útil anterior à recolha dos documentos, de acordo com as seguintes instruções:
- Entre em https://catalogo.up.pt
- Valide-se com o seu login: up12345678@fba.up.pt
- Password do SIGARRA
- Selecione o catálogo da FACULDADE DE BELAS ARTES
- Faça a pesquisa do livro (s) que pretende reservar para recolha pick-up
- Clique em Reserva
- Clique em Enviar
- Clique novamente em ENVIAR para efetivar o pedido de reserva
- O exemplar está reservado
PAGAMENTO DE MULTAS
Devem ser, preferencialmente, utilizados meios de pagamento por homebanking, transferência bancária, tecnologia contactless.
MÁQUINA DE FOTOCÓPIAS EM AUTOSSERVIÇO
Está temporariamente suspenso o uso das máquinas de fotocópia em autosserviço da Biblioteca. Sempre que possível, os utilizadores devem recorrer à cópia digital por telemóvel.
Estas condições poderão vir a ser alteradas de acordo com as orientações da Direção Geral de Saúde (DGS).