GUIA DE APOIO AO UTILIZADOR

SOBRE A BIBLIOTECA

HISTÓRIA

Integrada no edifício central, a Biblioteca da Faculdade de Belas Artes Universidade do Porto (FBAUP) está associada à evolução histórica da Escola, tendo a sua origem nas bibliotecas das escolas que a antecederam, designadamente: a Aula de Debuxo e Desenho (1779), a Academia Real da Marinha e Comércio (1803), a Academia Portuense de Bellas Artes (1836) e finalmente a Escola Superior de Belas Artes do Porto, nossa antecessora imediata.

MISSÃO

O Serviço de Documentação e Informação (SDI) exerce a sua atividade nos domínios da gestão, da aquisição, da conceção, do planeamento, do tratamento, da difusão e controlo da informação e documentação, da conservação de documentação e informação de caráter artístico, científico, cultural e pedagógico.
A direção científica do SDI pertence a um professor designado pelo Diretor, ouvido o Conselho Científico.
O SDI é dirigido por um Técnico Superior de Biblioteca e Documentação. Funciona na dependência direta do Diretor, e dispõe da autonomia inerente ao exercício das suas especificidades funcionais.
O SDI integra a Biblioteca e o Arquivo.

Bibliotecária
Isabel Barroso
Email: ibarroso@fba.up.pt

HORÁRIO

2ª a 6ª feira – 9h00 – 18h00 (até indicação em contrário)

Férias da Páscoa e verão
Encerrados – Desde o Natal ao Ano Novo; 1ª quinzena de agosto

9h00-13h00 | 14h00-18h00

CONTACTOS

Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
Av. Rodrigues de Freitas, 265
4049-021 Porto
Telefone | 225192411
E-mail |  sdi@fba.up.pt
URL | https://sdi.fba.up.pt


ATENDIMENTO E EMPRÉSTIMO

A Biblioteca da FBAUP dispõe de três salas de leitura e funciona em regime de livre acesso às estantes. Encontra-se organizada por temas, seguindo a Classificação Decimal Universal (CDU). Cada tema corresponde a uma cor.

REQUISIÇÃO DOMICILIÁRIA

O Serviço de empréstimo está disponível para toda a comunidade académica (estudantes, docentes, colaboradores e ex-alunos).

Como efetuar um pedido de empréstimo:

1. Faça a pesquisa no CATÁLOGO do livro que pretende consultar/ requisitar;
2. Retire a cota do livro e procure-o na estante (siga as sinaléticas para uma melhor orientação);
3. Dirija-se ao Balcão de Atendimento e apresente o seu cartão de estudante (O cartão da Universidade é o cartão que deve usar na Biblioteca);
4. A confirmação da requisição domiciliária será enviada para o seu e-mail institucional.

ESTATUTOS DE UTILIZADOR

Estatuto Nº de livros Nº de dias
LICENCIATURA 3 livros 3 dias
MESTRADO 5 livros 7 dias
DOUTORAMENTO 10 livros 30 dias

O QUE NÃO PODE SER REQUISITADO

1. Obras de referência (dicionários, enciclopédias, etc.);
2. Materiais audiovisuais (DVDs, vídeos);
3. Documentos assinalados com uma fita vermelha;
4. Livros e periódicos do fundo antigo;
5. Publicações periódicas anteriores a 2016.

RENOVAÇÕES

A renovação de documentos pode ser realizada presencialmente no Balcão de Atendimento ou Online, acedendo à sua área pessoal.

A partir do site da Biblioteca:

Clique em “renovações e reservas”
Selecione a Instituição “Belas Artes”
Insira o seu login (e-mail) e password do SIGARRA. Terá acesso aos seus empréstimos e poderá proceder a renovações e reservas online.

A partir do SIGARRA:

Entre na sua área pessoal. No menu “OPÇÕES” clique em “Utente/catálogo Biblioteca”. No seu perfil poderá verificar o nº de documentos requisitados, histórico de empréstimos, pedidos de reservas e taxas de penalização aplicadas, caso esteja em incumprimento na devolução dos documentos.

Em caso de dúvida consulte as instruções de autenticação disponíveis na página da Biblioteca em: https://sdi.fba.up.pt .

O utilizador pode renovar até 5 vezes os documentos requisitados, exceto estudantes de doutoramento que podem renovar até 3 vezes.

Nota: Esgotando as possibilidades de renovação os utilizadores têm, obrigatoriamente, que proceder à devolução dos documentos que só poderão voltar a ser requisitados 24 horas após a devolução.

Não se esqueça que os documentos devem ser renovados antes ou na data da devolução. (PRESENCIALMENTE NA BIBLIOTECA – 9H00 ÀS 18H00; ONLINE – 9H00 ÀS 20H00.

A Biblioteca não procede a RENOVAÇÕES RECEBIDAS VIA E-MAIL OU TELEFONE, independentemente do argumento apresentado.

1. Perde o direito de renovar o documento se já tiver excedido o número máximo de renovações possíveis;
2. Perde o direito de renovar o documento requisitado sempre que existir uma reserva;
3. Perde o direito de renovar o documento se não o fez dentro da data limite.

RESERVAS

Sempre que o utilizador pretenda o empréstimo de uma obra que esteja requisitada em regime de leitura domiciliária, o interessado pode reservar o documento presencialmente no balcão de atendimento ou online, na sua página pessoal.

DEVOLUÇÕES E TAXAS DE PENALIZAÇÃO

As devoluções de documentos são realizadas presencialmente, no Balcão de Atendimento, impreterivelmente, até às 18h00. A partir desse horário será aplicada a taxa de penalização de 0,60 € por dia e por cada publicação retida.

Antes de expirar o prazo de empréstimo é enviado ao utilizador um e-mail de cortesia a relembrar a data de devolução.

As taxas de penalização são liquidadas no Balcão de Atendimento, exclusivamente, por MB ou em numerário na Tesouraria.

O utilizador perde o direito ao empréstimo domiciliário:

 Se tiver em sua posse documentos em situação de empréstimo com datas de devolução já ultrapassadas;
Se tiver em dívida quantias resultantes de taxas de penalização por atraso na devolução dos documentos;
Se não devolver os documentos no estado em que lhe foram entregues.

LIVROS FURTADOS

Os livros furtados devem ser reportados à Bibliotecária (ibarroso@fba.up.pt). Se apresentar o relatório policial da ocorrência, a Biblioteca renunciará à taxa administrativa resultante da devolução tardia. No entanto,  o custo de substituição do livro é da responsabilidade do requisitante.

LIVROS PERDIDOS

Se perdeu um documento requisitado para leitura domiciliária deve informar imediatamente os funcionários no Balcão de Atendimento, ou por e-mail para sdi@fba.up.pt. A Biblioteca procederá à substituição do exemplar o mais breve possível. O custo de substituição é pago pelo requisitante online ou em numerário no Serviço de Tesouraria. Só quando restituir o livro perdido poderá requisitar novamente. O utilizador é obrigado a reembolsar a Biblioteca do montante necessário à reposição de um documento por ele perdido ou devolvido danificado.

 

REPRODUÇÃO DE DOCUMENTOS

A reprodução e digitalização de documentos existentes na Biblioteca é efetuada pelo utilizador, utilizando a fotocopiadora em autosserviço, respeitando a legislação de direitos de autor.

É expressamente proibido fotocopiar integralmente obras existentes na Biblioteca.

Verifique se o seu cartão de estudante está ativo; caso contrário dirija-se ao Gabinete de Informática para proceder à sua ativação.

Para ter saldo no seu cartão deverá entrar na sua página pessoal, no menu Opções Pessoais, selecionar “Impressões”. No menu, Opções clicar em: “Gerar Referência”; escolher o valor; clicar em “Gerar Referência”.

Dirija-se em seguida ao Multibanco e liquide o valor correspondente.

Nota: É subtraído o valor do IVA à taxa de 23%.

Os livros com fita vermelha não podem ser fotocopiados.

A responsabilidade na reprodução de documentos é exclusiva do utilizador, não sendo a Biblioteca responsável por eventuais infrações ao código dos Direitos de Autor e dos Direitos Conexos. O serviço de impressão funciona em regime de autosserviço e está disponível para qualquer utilizador registado no SIGARRA da FBAUP, com estado a frequentar (para estudantes) ou ativo (pessoal docente e não docente).

 

EMPRÉSTIMO INTER-BIBLIOTECAS

O Empréstimo EIB obedece aos princípios do empréstimo para leitura domiciliária.

Os utilizadores podem solicitar junto do Balcão de Atendimento, ou por e-mail para sdi@fba.up.pt o pedido de documentos a outras Instituições. Todos os estudantes da FBAUP podem consultar e requisitar documentos nas outras Faculdades da UP, de forma gratuita, observando os seus regulamentos de empréstimo.

A Biblioteca da FBAUP só procederá ao pedido dos documentos que tenham estatuto Não Requisitável; todos os documentos com estatuto Requisitável são solicitados diretamente pelo próprio utilizador na Biblioteca de origem.

O pedido de documentos a Bibliotecas externas à UP têm custos de fornecimento que serão suportados pelo requisitante.

 

ORGANIZAÇÃO DA COLEÇÃO IMPRESSA

ATENDIMENTO LEITURA E EMPRÉSTIMO

Apoio ao Utilizador. Aquisições Recentes. Publicações Periódicas. Livros de Artista e Documentos Eletrónicos.

SALA DE ESTUDO INDIVIDUAL

Generalidades. Obras de Referência. Dicionários. Enciclopédias. Artistas de A/Z. Arte Popular. Artesanato. Trabalhos Manuais. Tapeçaria. Artes Decorativas. Vitral. Mobiliário Artístico. Pintura. Gravura. Fotografia. Metodologia e Trabalhos Científicos. Arte Eletrónica. Arte e Novas Tecnologias.

SALA DE ESTUDO GERAL

Teoria e Crítica de Arte. História da Arte . Arte Pública. Arte Feminista. Urbanismo. Paisagismo. Arquitetura. Escultura. Numismática. Cerâmica (Olaria, Faiança). Desenho. Design Gráfico. Ilustração. Tipografia. Música. Cinema. Teatro. Catálogos Produção Independente.

VARANDIM

Biblioteca Particular do Arquiteto Manuel Nunes de Almeida.

Teses e Dissertações Académicas. Museus. Museologia. Catálogos de Museus. Filosofia. Psicologia. Ciências Sociais. Ciências Naturais. Ciências Aplicadas. Literatura. Geografia. Biografia. História.

 

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

A pesquisa bibliográfica pode ser efetuada a partir do terminal de pesquisa existente na Biblioteca para o efeito.

Entre em http://catalogo.up.pt;

Selecione o catálogo das Belas Artes; faça a pesquisa utilizando os índices (autor, título, assunto, etc.); depois de obter os resultados da pesquisa clique no número do registo para visualizar a localização do livro na estante (COTA).

A PESQUISA NO CATÁLOGO É LIVRE E PODE SER REALIZADA A PARTIR DE QUALQUER PONTO E ACESSO

Solicite apoio no Balcão de Atendimento

BASES DE DADOS ONLINE

A UP disponibiliza uma série de bases de dados online onde pode consultar e/ou fazer download de artigos científicos com peer-review. O acesso é feito por WIFI; ligação à rede VPN (Virtual Private Network), se estiver a fazer a pesquisa a partir de casa;  e por IP (Internet Protocol) se estiver a fazer a pesquisa a partir de um computador existente na Faculdade (PS 43, 3º Piso Pavilhão Sul).

Consulte a página da Biblioteca referente aos recursos eletrónicos existentes (https://sdi.fba.up.pt/biblioteca/recursos-eletronicos)

ACESSO ÀS COLEÇÕES ONLINE

Dentro da Faculdade:

WIFI (Eduroam) e IP (Internet Protocol)

utilizador: <login do SIGARRA>@<instituição>.up.pt

exemplo: up123456789@fba.up.pt

password: <a mesma password com que acede ao SIGARRA>

Fora da Faculdade:

VPN (Virtual Private Network)

Consulte as instruções de instalação  no seguinte endereço: https://sdi.fba.up.pt/faqs/acesso-vpn/

Se precisar de apoio especializado para fazer uso efetivo dos recursos eletrónicos ou impressos da Biblioteca envie um e-mail para a Bibliotecária: Isabel Barroso, para o endereço: ibarroso@fba.up.pt

 

FORMAÇÃO E APOIO AO UTILIZADOR

A Biblioteca promove anualmente cursos de formação de utilizadores  dirigidos a estudantes do 1º, 2º e 3º ciclo, nas áreas da normalização bibliográfica, utilização de softwares para gestão de referências bibliográficas (EndNote) e pesquisa em bases de dados. Consulte as ações de formação disponíveis em: https://sdi.fba.up.pt . As formações são gratuitas.

 

DEVERES DO UTILIZADOR

  1. Não falar alto, trabalhar em silêncio de forma a não perturbar os outros utilizadores;
  2. Não fumar, comer ou beber;
  3. A Biblioteca é uma área de estudo individual. Ao trabalhar em grupo, não fale alto e tenha consideração pelos outros utilizadores;
  4. O uso de computadores portáteis e dispositivos móveis é permitido na Biblioteca, desde que estejam em modo “silêncio”;
  5. Os funcionários da biblioteca podem interromper qualquer atividade na biblioteca que considerem prejudicial à segurança, bem-estar ou segurança dos utilizadores ou colaboradores da biblioteca ou à preservação das coleções;
  6. Esteja atento aos seus pertences.

 

AVISOS DA BIBLIOTECA

Como cortesia, a Biblioteca envia regularmente avisos por e-mail aos utilizadores, relembrando-os dos documentos com pedido de reserva, reservados, documentos com data de devolução ultrapassada, multas e documentos perdidos.

Os utilizadores são responsáveis ​​pelas requisições domiciliárias e pela devolução dos documentos dentro do prazo, independentemente de receberem ou não esses avisos e são responsáveis ​​pelo pagamento de multas ou taxas incorridas como resultado do não cumprimento.

A Biblioteca utiliza o endereço de email institucional para enviar avisos. Todos os utilizadores da Biblioteca são responsáveis ​​por manter as suas informações de contacto atualizadas.

Não se esqueça de devolver os livros requisitados.

Bom ano letivo!