Organização das escolas de Belas-Artes de Lisboa e do Porto
ANO | 1931 | |||||
REGULAMENTAÇÃO | 1931.05.20 – Decreto nº 19.760 / Ministério da Instrução Pública. Direcção-Geral do Ensino Superior e das Belas-Artes. Repartição do Ensino Superior e das Belas-Artes Organização das escolas de Belas-Artes de Lisboa e do Porto Diário do Governo. 1ª série. Lisboa. 116 (20 Maio 1931) 881-896. | |||||
FONTES CONSULTADAS | Diário do Governo. 1ª série. Lisboa. 116 (20 Maio 1931) 881-896. | |||||
CONDIÇÕES DE ACESSO | ||||||
ESTRUTURA | ||||||
OBSERVAÇÕES GERAIS |
CURSO ESPECIAL DE ARQUITECTURA
ANO | Nº DA CADEIRA E PARTE | NOME DA CADEIRA | Nº DE HORAS | NOME DO DOCENTE | CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
---|---|---|---|---|---|
1º | 1ª cadeira, 1ª parte | Elementos de geometria descritiva; perspectiva; teoria das sombras | |||
1º | 2ª cadeira, 1ª parte | Estilos ornamentais; ornamentação do natural – estudo comparado (desenho e modelação) | |||
1º | 3ª cadeira, 1ª parte | Desenho de figura do antigo (cabeça e torso) | |||
1º | 9 ª cadeira, 1ª parte | Ordens e trechos arquitectónicos (desenho a traço e aguarelado) | |||
1º | 13ª cadeira, 1ª parte | Álgebra; geometria analítica; trigonometria plana | |||
2º | 1ª cadeira, 2ª parte | Geometria descritiva; estereotomia | |||
2º | 3ª cadeira, 2ª parte | Desenho de figura do antigo (estátua) | |||
2º | 3ª cadeira, 3ª parte | Desenho do modelo vivo | |||
2º | 4ª cadeira, 1ª parte | Arquitectura – edifícios e monumentos da antiguidade (desenho a traço e aguarelado); elementos analíticos | |||
2º | 11ª cadeira,1ª parte | História; geografia histórica; etnografia | |||
2º | 13ª cadeira, 2ª parte | Elementos de cálculo integral e diferencial; mecânica | |||
3º | 2ª cadeira, 2ª parte | Estilização; composição ornamental | |||
3º | 4ª cadeira, 2ª parte | Arquitectura; pequenas composições | |||
3º | 9ª cadeira, 1ª parte | História da arte na antiguidade | |||
3º | 14ª cadeira, 1ª parte | Estática gráfica; resistência de materiais. Estabilidade (aplicações ao ferro, à pedra e à madeira) | |||
3º | 14ª cadeira, 3ª parte | Topografia | |||
4º | 4ª cadeira, 3ª parte | Arquitectura – composição | |||
4º | 8ª cadeira, 2ª parte | Prática da construção (estudos parciais e pequenos projectos de conjunto); salubridade das edificações | |||
4º | 9ª cadeira, 2ª parte | História da arte medieval e moderna | |||
4º | 14ª cadeira, 2ª parte | Construções metálicas; betom armado |
CURSO SUPERIOR DE ARQUITECTURA
ANO | Nº DA CADEIRA E PARTE | NOME DA CADEIRA | Nº DE HORAS | NOME DO DOCENTE | CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
---|---|---|---|---|---|
5º | 4ª cadeira, 4ª parte | Grandes composições. Concursos de projectos definitivos e de esbocetos; concursos de urbanização; concursos de composição decorativa | |||
5º | 8ª cadeira, 3ª parte | Concursos de projectos de construção geral | |||
5º | 10ª cadeira, 1ª parte | Curso teórico de arqueologia artística geral e portuguesa | |||
5º | 10ª cadeira, 2ª parte | Concursos de arqueologia artística |
CURSO ESPECIAL DE PINTURA
ANO | Nº DA CADEIRA E PARTE | NOME DA CADEIRA | Nº DE HORAS | NOME DO DOCENTE | CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
---|---|---|---|---|---|
1º | 1ª cadeira, 1ª parte | Elementos de geometria descritiva; perspectiva; teoria das sombras | |||
1º | 2ª cadeira, 1ª parte | Estilos ornamentais; ornamentação do natural – estudo comparado (desenho e modelação) | |||
1º | 3ª cadeira, 1ª parte | Desenho de figura do antigo (cabeça e torso) | |||
1º | 11ª cadeira, 1ª parte | História; geografia histórica; etnografia | |||
2º | 3ª cadeira, 2ª parte | Desenho de figura do antigo (estátua) | |||
2º | 3ª cadeira, 3ª parte | Desenho do modelo vivo | |||
2º | 7ª cadeira, 1ª parte | Escultura – modelação do antigo (cabeça e torso) | |||
2º | 9ª cadeira, 1ª parte | História da arte na antiguidade | |||
2º | 12ª cadeira, 1ª parte | Anatomia artística – osteologia e miologia | |||
3º | 3ª cadeira, 2ª parte | Estilização; composição ornamental | |||
3º | 5ª e 6ª cadeiras, 1ª parte | Desenho de modelo vivo; esboço do movimento; desenho de memória (cultura da memória visual) | |||
3º | 5ª e 6ª cadeiras, 3ª parte | Pintura a claro-escuro | |||
3º | 9ª cadeira, 2ª parte | História da arte medieval e moderna | |||
3º | 12ª cadeira, 2ª parte | Anatomia artística; morfologia; elementos de antropologia; mimica | |||
4º | 5ª e 6ª cadeiras, 2ª parte | Desenho do modelo vivo; esboço do movimento; desenho de memória (cultura da memória visual) | |||
4º | 5ª e 6ª cadeiras, 4ª parte | Pintura de cabeças; naturezas mortas; panejamentos; estudos práticos da técnica dos grandes mestres | |||
4º | 8ª cadeira, 1ª parte | Ordens e trechos arquitectónicos (desenho a traço e aguarelado) | |||
4º | 11ª cadeira, 2ª parte | Rudimentos de história das literaturas clássicas e da literatura portuguesa |
CURSO SUPERIOR DE PINTURA
CLASSE | Nº DA CADEIRA E PARTE | NOME DA CADEIRA | Nº DE HORAS | NOME DO DOCENTE | CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
---|---|---|---|---|---|
2ª classe | 5ª e 6ª cadeiras, 2ª parte | Estudos e concursos de cabeças; grandes fragmentos do nu; modelo vivo; composição (esbocetos). Paisagem; interiores e animais | |||
2ª classe | 10ª cadeira, 1ª parte | Curso teórico de arqueologia artística geral e portuguesa | |||
2ª classe | 10ª cadeira, 2ª parte | Concursos de arqueologia | |||
Concursos de: | |||||
1ª classe | 5ª e 6ª cadeiras, 2ª parte | Modelo vivo; composição (esboceto); quadro (pintura de cavalete). Pintura decorativa (esboceto). Pintura decorativa (painel). Paisagem; animais (quadros de composição) |
CURSO ESPECIAL DE ESCULTURA
ANO | Nº DA CADEIRA E PARTE | NOME DA CADEIRA | Nº DE HORAS | NOME DO DOCENTE | CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
---|---|---|---|---|---|
1º | 1ª cadeira, 1ª parte | Elementos de geometria descritiva; perspectiva; teoria das sombras | |||
1º | 2ª cadeira, 1ª parte | Estilos ornamentais; ornamentação do natural – estudo comparado (desenho e modelação) | |||
1º | 3ª cadeira, 1ª parte | Desenho de figura do antigo (cabeça e torso) | |||
1º | 11ª cadeira, 1ª parte | História; geografia histórica; etnografia | |||
2º | 3ª cadeira, 2ª parte | Desenho de figura do antigo (estátua) | |||
2º | 3ª cadeira, 3ª parte | Desenho do modelo vivo | |||
2º | 7ª cadeira, 1ª parte | Escultura – modelação do antigo (cabeça e torso) | |||
2º | 9ª cadeira, 1ª parte | História da arte na antiguidade | |||
2º | 12ª cadeira, 1ª parte | Anatomia artística – osteologia e miologia | |||
3º | 2ª cadeira, 2ª parte | Estilização; composição ornamental | |||
3º | 5ª e 6ª cadeiras, 1ª parte | Desenho de modelo vivo; esboço do movimento; desenho de memória (cultura da memória visual) | |||
3º | 7ª cadeira, 2ª parte | Escultura – modelação do antigo (torso e estátua) | |||
3º | 9ª cadeira, 2ª parte | História da arte medieval e moderna | |||
3º | 12ª cadeira, 2ª parte | Anatomia artística; morfologia; elementos de antropologia; mimica | |||
4º | 5ª e 6ª cadeiras, 2ª parte | Desenho do modelo vivo; esboço do movimento; desenho de memória (cultura da memória visual) | |||
4º | 7ª cadeira, 3ª parte | Escultura – cabeças; estudos de panejamentos, anatomia modelada (fragmentos do antigo ou do natural; esfolados); exercícios demonstrativos do conhecimento das características dos grandes mestres. | |||
4º | 8ª cadeira, 1ª parte | Ordens e trechos arquitectónicos (desenho a traço e aguarelado) | |||
4º | 11ª cadeira, 2ª parte | Rudimentos de história das literaturas clássicas e da literatura portuguesa |
CURSO SUPERIOR DE ESCULTURA
CLASSE | Nº DA CADEIRA E PARTE | NOME DA CADEIRA | Nº DE HORAS | NOME DO DOCENTE | CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
---|---|---|---|---|---|
2ª classe | 7ª cadeira, 3ª parte | Estudos e concursos de grandes fragmentos do nu; figura de modelo vivo, composição (esbocetos em pleno ou baixo relevo) | |||
2ª classe | 10ª cadeira, 1ª parte | Curso teórico de arqueologia artística geral e portuguesa | |||
2ª classe | 10ª cadeira, 2ª parte | Concursos de arqueologia | |||
1ª classe | 7ª cadeira, 3ª parte | Concursos de composição de figura ou grupos em pleno ou baixo relevo (esboceto); composição de estátua ou de baixo relevo. Escultura decorativa (esbocetos). Escultura decorativa |