COLÓQUIO PROCESSOS DE TRANSFORMAÇÃO NO ENSINO/APRENDIZAGEM EM ARTE

O presente colóquio resulta das práticas colaborativas entre a unidade curricular optativa do Mestrado Integrado em Arquitectura da FAUP, “Arquitectura: Processos de Transformação no ensino/aprendizagem” e o projecto de investigação “Processos de transformação no ensino artístico-científico no Porto (1950-2016)”, constituído por um grupo de investigadores da UP e funda-se na necessidade de se aprofundar um campo de reflexão teórica sobre o binómio Arte/Ciência na equação ensino/aprendizagem de nível superior em Portugal.
Considerando os processos de investigação desenvolvidos no âmbito das duas estruturas académicas que lhe conferem retaguarda institucional, no contexto das linhas programáticas, didácticas e pedagógicas de uma unidade curricular de 2º ciclo de estudos em Arquitectura e de um núcleo multidisciplinar e transdisciplinar de pensamento estabelecido entre docentes/investigadores das Faculdades de Arquitectura, Belas Artes e Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, pretende-se divulgar e difundir e ampliar a reflexão nestas áreas do conhecimento. Nesse sentido, espera-se que este colóquio, como complemento extra-curricular da oferta formativa, mas também como momento de reunião dos vários caminhos de investigação seguidos pelos membros deste núcleo transdisciplinar, possa agregar a comunidade académica em torno das problemáticas em debate.
Decorrendo de uma necessidade objectiva de contribuir para a fixação da memória colectiva, a propósito da formação e consolidação da “Escola do Porto” e das instituições que, a partir dela, se formaram, considerando contextos nacionais e internacionais, as suas intersecções e interferências próprias e as que, especialmente após a implementação da “Reforma de 1957”, foram criando diferentes formas de afirmação na academia e na sociedade em geral, nos planos académico, profissional, social e político, revisita-se o passado na medida das interrogações da contemporaneidade, reflectindo sobre o tempo presente, as suas interrogações, transformações e dinâmicas, na academia, na profissão e na sociedade.
No pós evento, será publicada uma revista electrónica que funcionará como um arquivo dos vários documentos orais e visuais produzidos assim como serão lançadas as bases da construção do sistema da informação associado ao trabalho de investigação indexado ao campo disciplinar e às temáticas em estudo.

Comissão científica e comissão organizadora
– unidade curricular optativa do MIARQ/FAUP:
“Arquitectura: processos de transformação no ensino/aprendizagem”
– projecto de investigação
“Processos de transformação no ensino artístico no Porto – 1950/2016”
Moderação
– projecto de investigação
“Processos de transformação no ensino artístico no Porto – 1950/2016”

Programa:

Dia 5 de Julho
José Paiva, Miguel Leal
(2ª secção da ESBAP, FAUP e FBAUP),