formação de utilizadores: cursos online [2021]

• A formação destina-se à comunidade FBAUP (estudantes de licenciatura, mestrado e doutoramento, pessoal docente e não-docente) e é gratuita
  • É necessária inscrição prévia. Envie um formulário para cada inscrição em cursos até ao dia anterior da sessão de formação
  • Por razões de segurança, só aceitamos inscrições com e-mails institucionais. As inscrições com e-mails pessoais (Gmail, Hotmail, etc.) são automaticamente rejeitadas.
  • Não existe restrição quanto ao número de sessões em que cada utilizador se pode inscrever
  • As sessões decorrem sempre que é cumprido o número mínimo de 8 inscrições
  • O idioma usado nas sessões é o Português (com exceção das sessões reservadas a estudantes de mobilidade).

A participação na sessão é gratuita, mas requer inscrição prévia obrigatória, que deve ser feita através do preenchimento do formulário de candidatura infra. No dia da formação receberá um email com o link de acesso.

Como Citar e Referenciar [Concluído]

Calendário: 07 abril | 15h00 – 16h30

A elaboração de um trabalho académico pressupõe a procura de informação, bem como a referência dos recursos utilizados, através da indicação das fontes de informação consultadas. No final da sessão o utilizador deverá conseguir identificar os elementos e regras essenciais na elaboração de uma citação e de uma referência bibliográfica e  formas de evitar o plágio fazendo um bom uso da informação.

• Plágio
    • Como evitar o plágio?
  • Citação e referência bibliográfica
    • Para que serve?
  • Tipologia de citações
  • Tipologia de documentos
  • Normas e estilos
    • Regras gerais
    • Exemplos

Endnote: noções básicas [Concluído]

Formadora: Isabel Barroso

Calendário: 16 abril | 15h00 – 17h00 alterado para o dia 20 de abril 2021 | 15h00 – 17h00

O Endnote é uma ferramenta essencial na gestão de referências bibliográficas, permitindo organizar e garantir a normalização na apresentação da informação. É dirigido especialmente aos estudantes de mestrado e doutoramento para organização e gestão das referências bibliográficas na dissertação ou tese. O formando deverá no final da formação conseguir inserir uma referência bibliográfica de acordo com as várias tipologias, inserir citações num documento de texto, organizar, formatar e definir estilos para a bibliografia.

a) Criar uma biblioteca em EndNote

b) Inserir referências bibliográficas

c) Pesquisar e criar grupos

d) Importar e exportar referências bibliográficas

e) Inserir citações e referências em documentos produzidos no ficheiro de texto (Word, etc.)

Nota: O software deve estar devidamente instalado nos computadores pessoais

Download em : atlas.up.pt

Pesquisa em Bases de Dados [Concluído]

Calendário: 21 abril | 15h00 – 17h00

Este curso permitirá dotar os formandos de conhecimentos e competências que se traduzam na pesquisa cuidada de artigos científicos, indexados em bases de dados temáticas e de referência, no âmbito das artes e humanidades. No final da formação o formando deverá conseguir aceder aos recursos eletrónicos disponibilizados pela Universidade do Porto; recuperar informação utilizando os operadores booleanos; proceder ao download de artigos científicos online e criar alertas.

1. ACESSO E ORIGEM DOS RECURSOS ELETRÓNICOS
  2. BASES DE DADOS BIBLIOGRÁFICAS E EM TEXTO INTEGRAL
  3. RECURSOS DE ACESSO LIVRE
  4. MODALIDADES DE PESQUISA
    1. Operadores booleanos e truncatura
    2. Pesquisa simples / pesquisa avançada / histórico de pesquisa / refinar pesquisa
  5. EXPORTAÇÃO DE DADOS
  6. CRIAÇÃO DE ALERTAS
  7. BASES DE DADOS
    1. Academic Search Complete
    2. Web of Science
    3. Scopus
  8. BASES DE DADOS DE TESES E DISSERTAÇÕES E REPOSITÓRIOS
    1. Proquest Dissertations & Thesis
    2. RCAAP
    3. Repositório Aberto
  9. E-JOURNALS
    1. Oxford University Press
    2. Taylor & Francis
    3. Wiley – Blackwell

APA : normas e estilos

Calendário: 30 abril | 15h00 – 17h00

A elaboração de um trabalho académico requer sempre a procura de informação, bem como a referência dos recursos utilizados, através da indicação das fontes de informação consultadas. No final da sessão o utilizador deverá conseguir identificar os elementos e regras essenciais na elaboração de uma citação e de uma referência bibliográfica de acordo com a norma APA.

1. Sobre a APA
  2. Citar para quê?
  3. Como citar: regras gerais

a)Citação no texto