23 Livros essenciais de Design e Tipografia | Dia Mundial do Livro

Inauguração / Opening: 26 de abril, 18h00 / April 26th, 6 pm, 2022

Comemoramos o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor (23 de abril) com a apresentação de 23 livros pertencentes à Coleção Antero Ferreira (CAF).

A exposição —23 livros essenciais de design e tipografia—integra a atividade anual da Biblioteca da Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto.

O encontro do número de livros com a data comemorativa torna-se no pretexto para mostrar a diversidade que há no universo da tipografia e do design: estão, pois, reunidas vinte e três obras fundamentais de literatura sobre caligrafia, tipografia, microtipografia, ortotipografia, entre outras áreas.

Representando vários núcleos da biblioteca privada do curador, no âmbito da sua especialidade, os exemplares apresentados constituem, também, uma seleção rara de textos pioneiros e publicações de editoras especializadas em design e artes gráficas.

Além do seu intrínseco valor histórico-científico, estas obras —agora expostas em duas vitrines antigas, específicas para o resguardo de livros de acesso restrito— traduzem a confluência de conhecimentos e paixões. Com efeito, muitas delas provêm do acervo de outros colecionadores, tendo chegado a Antero Ferreira ao longo das últimas três décadas.

Revelam-se, deste modo, múltiplas histórias. Cada livro tem ‘marcas’ próprias (ex-líbris, apontamentos manuscritos, etiquetas, etc.), que permitem mapear a memória e o tempo de vida percorrido, suscitando a quem os folheia uma ‘viagem’ entre mãos —desde a sua proveniência à atualidade.

Agradecimentos: Isabel Barroso, Virgínia Capoto, Matilde Palacino, Luciana Rodrigues, Jorge Serra e Carla Sousa.

A CAF (Bonfim, Porto), composta por livros, objetos, protótipos e instrumentos do design gráfico e da tipografia ao longo do tempo, poderá ser visitada, posteriormente, mediante marcação prévia através do email: jferreira@fba.up.pt

————————————————————————————–

We mark the World Book Day and Copyright Day (23 April) with the presentation of 23 books belonging to the Antero Ferreira Collection (CAF).

The combination of the number of books with the commemorative date becomes the pretext to show the diversity found in the world of typography and design: twenty-three fundamental works of literature on calligraphy, typography, microtypography, orthotypography, among other areas, are hence gathered.

Representing various sections of the curator’s private library in his field of expertise, the copies presented also constitute a rare selection of pioneering texts and publications from publishers specializing in design and graphic arts.

In addition to their intrinsic historical-scientific value, these works — now displayed in two antique glass window bookcases meant specifically for restricted access materials — reflect the confluence of knowledge and passions. Indeed, many of them come from the collection of other collectors, having reached Antero Ferreira’s over the last three decades.

Thus, they reveal multiple stories. Each book has ‘marks’ of its own (ex-libris, handwritten notes, labels, etc.), that allow the mapping of memory and the span of life covered, prompting a ‘journey’ — from their origins to the present — between the hands of those who leaf through them.

Acknowledgements: Isabel Barroso, Virgínia Capoto, Matilde Palacino, Luciana Rodrigues, Jorge Serra, and Carla Sousa.

CAF (Bonfim, Porto), which consists of books, objects, prototypes and instruments of graphic design and typography over time, can be visited later, by prior appointment via email: jferreira@fba.up.pt

The exhibition will be open to the public until May 13th and can be visited from Monday to Friday, from 9 am to 8 pm, in the Faculty’s central building (2nd floor). Entry is free.

Patente ao público:
26 abril a 13 maio, 2022