Reabertura da Biblioteca: alterações ao funcionamento regular do serviço

MEDIDAS DE PROTEÇÃO FACE À PANDEMIA DE COVID-19

Neste período de adaptação a esta nova realidade, a Biblioteca da FBAUP quer garantir a segurança e proteção dos seus utilizadores e colaboradores, pelo que serão adotadas medidas para reforçar a proteção de acordo com as orientações da Direção Geral de Saúde (DGS), no Plano de Desconfinamento definido pelo Conselho de Ministros e nas disposições do Dec.-Lei n.º 20/2020, de 1 de maio.

Esse reforço de medidas de proteção implica o estabelecimento de algumas restrições ou alterações ao funcionamento regular do serviço.

  • HORÁRIO DE ATENDIMENTO PRESENCIAL
  • CONDIÇÕES DE ACESSO AO ESPAÇO DA BIBLIOTECA
  • FUNCIONAMENTO DA BIBLIOTECA
    • LEITURA PRESENCIAL
    • EMPRÉSTIMO DOMICILIÁRIO
    • DEVOLUÇÕES
    • PAGAMENTO DE MULTAS
    • MÁQUINA DE FOTOCÓPIAS EM AUTOSSERVIÇO

_________________________________________________________________________

HORÁRIO DE ATENDIMENTO PRESENCIAL

Segunda-feira, Quarta-feira e Sexta-feira
09h30 > 12h30

Terça-feira e Quinta-feira
15h00 > 18h00

CONTACTOS   

bibliotecacovid19@fba.up.pt
sdi@fba.up.pt
+351 225 192 411
https://sdi.fba.up.pt

_________________________________________________________________________

CONDIÇÕES DE ACESSO AO ESPAÇO DA BIBLIOTECA

SALA DE ATENDIMENTO E EMPRÉSTIMO

MEDIDAS OBRIGATÓRIAS

  1. Higienizar as mãos com solução antissética de base alcoólica antes de entrar e sair da biblioteca;
  2. Usar máscara, e mantê-la até sair da Biblioteca;
  3. Sempre que se ausentar temporariamente e regressar à sala de leitura, deve voltar a desinfetar as mãos com solução alcoólica, disponível na entrada da Biblioteca;
  4. Após terminar a leitura deve colocar os livros no carrinho e, antes de sair, desinfetar novamente as mãos.

RECOMENDAÇÕES

  1. Evite molhar os dedos com saliva antes de virar as páginas;
  2. Evite tossir ou espirrar sobre os livros;
  3. Evite a partilha de materiais (canetas, lápis, etc.);
  4. Mantenha a distância de segurança (2 metros).

FUNCIONAMENTO DA BIBLIOTECA

A Biblioteca funcionará SEM REGIME DE LIVRE ACESSO ÀS ESTANTES, privilegiando-se o atendimento por e-mail, telefone, assim como o envio e receção de documentos por via eletrónica.

LEITURA PRESENCIAL

Limitada ao nº de lugares disponíveis (5 lugares), pelo que se aconselha a reserva prévia de ocupação de lugar.

Todos os materiais físicos solicitados para consulta presencial serão fornecidos pelos colaboradores, seguindo todos os protocolos de higienização e etiqueta respiratória (higienização das mãos antes de manuseamento dos livros; utilização de máscaras e luvas).

EMPRÉSTIMO DOMICILIÁRIO

O empréstimo domiciliário continuará a funcionar por SISTEMA PICK-UP.

Segunda-feira, Quarta-feira e Sexta-feira | 09h30 > 12h30
Terça-feira e Quinta-feira | 15h00 > 18h00

O sistema pick-up é simples. O utilizador faz a reserva online a partir do nosso catálogo (https://catalogo.up.pt), no dia útil anterior à recolha dos documentos, de acordo com as seguintes instruções:

  1. Entre em https://catalogo.up.pt
  2. Valide-se com o seu login: up12345678@fba.up.pt
  3. Password do SIGARRA
  4. Selecione o catálogo da FACULDADE DE BELAS ARTES
  5. Faça a pesquisa do livro (s) que pretende reservar para recolha pick-up
  6. Clique em Reserva 
  7. Clique em Enviar
  8. Clique novamente em ENVIAR para efetivar o pedido de reserva 
  9. O exemplar está reservado

Informamos que, a partir do dia 17 de junho, toda a comunidade académica poderá proceder à requisição de bibliografia, de acordo com as regras para empréstimo domiciliário, em vigor antes do COVID-19.

Os livros serão entregues ao utilizador devidamente identificado com o cartão de estudante.

DEVOLUÇÕES

Devoluções de documentos cujo empréstimo foi realizado antes ou durante o período de suspensão de actividades: COM MARCAÇÃO OBRIGATÓRIA (protocolo de quarentena de documentos)

DEVOLUÇÕES DE DOCUMENTOS CUJO EMPRÉSTIMO FOI REALIZADO DE 18 DE MAIO EM DIANTE:

As devoluções são realizadas normalmente no balcão de atendimento, no horário:
Segunda-feira, Quarta-feira e Sexta-feira | 09h30 > 12h30
Terça-feira e Quinta-feira | 15h00 > 18h00

Os livros recebidos são colocados em quarentena numa sala preparada para o efeito, em sacos de plástico fechados com indicação da data de devolução e do término do período de quarentena. Findo o período de quarentena são devolvidos às estantes da sala de leitura (72 horas – World Health Organization).   

Recomendamos que se já testou COVID-19 positivo informe o colaborador para que os livros devolvidos sejam submetidos a um período de isolamento de 14 dias.

PAGAMENTO DE MULTAS

Devem ser, preferencialmente, utilizados meios de pagamento por homebanking, transferência bancária, tecnologia contactless.

MÁQUINA DE FOTOCÓPIAS EM AUTOSSERVIÇO

Está temporariamente suspenso o uso das máquinas de fotocópia em autosserviço da Biblioteca. Sempre que possível, os leitores devem recorrer à cópia digital por telemóvel.

Para o bem de todos colabore!

Faça da sua Biblioteca um espaço seguro!