MEDIDAS DE PROTEÇÃO FACE À PANDEMIA DE COVID-19
Neste período de adaptação a esta nova realidade, a Biblioteca da FBAUP quer garantir a segurança e proteção dos seus utilizadores e colaboradores, pelo que serão adotadas medidas para reforçar a proteção de acordo com as orientações da Direção Geral de Saúde (DGS), no Plano de Desconfinamento definido pelo Conselho de Ministros e nas disposições do Dec.-Lei n.º 20/2020, de 1 de maio.
Esse reforço de medidas de proteção implica o estabelecimento de algumas restrições ou alterações ao funcionamento regular do serviço.
- HORÁRIO DE ATENDIMENTO PRESENCIAL
- CONDIÇÕES DE ACESSO AO ESPAÇO DA BIBLIOTECA
- FUNCIONAMENTO DA BIBLIOTECA
- LEITURA PRESENCIAL
- EMPRÉSTIMO DOMICILIÁRIO
- DEVOLUÇÕES
- PAGAMENTO DE MULTAS
- MÁQUINA DE FOTOCÓPIAS EM AUTOSSERVIÇO
_________________________________________________________________________
HORÁRIO DE ATENDIMENTO PRESENCIAL
Segunda-feira, Quarta-feira e Sexta-feira
09h30 > 12h30
Terça-feira e Quinta-feira
15h00 > 18h00
CONTACTOS
bibliotecacovid19@fba.up.pt
sdi@fba.up.pt
+351 225 192 411
https://sdi.fba.up.pt
_________________________________________________________________________
CONDIÇÕES DE ACESSO AO ESPAÇO DA BIBLIOTECA
SALA DE ATENDIMENTO E EMPRÉSTIMO
MEDIDAS OBRIGATÓRIAS
- Higienizar as mãos com solução antissética de base alcoólica antes de entrar e sair da biblioteca;
- Usar máscara, e mantê-la até sair da Biblioteca;
- Sempre que se ausentar temporariamente e regressar à sala de leitura, deve voltar a desinfetar as mãos com solução alcoólica, disponível na entrada da Biblioteca;
- Após terminar a leitura deve colocar os livros no carrinho e, antes de sair, desinfetar novamente as mãos.
RECOMENDAÇÕES
- Evite molhar os dedos com saliva antes de virar as páginas;
- Evite tossir ou espirrar sobre os livros;
- Evite a partilha de materiais (canetas, lápis, etc.);
- Mantenha a distância de segurança (2 metros).
FUNCIONAMENTO DA BIBLIOTECA
A Biblioteca funcionará SEM REGIME DE LIVRE ACESSO ÀS ESTANTES, privilegiando-se o atendimento por e-mail, telefone, assim como o envio e receção de documentos por via eletrónica.
LEITURA PRESENCIAL
Limitada ao nº de lugares disponíveis (5 lugares), pelo que se aconselha a reserva prévia de ocupação de lugar.
Todos os materiais físicos solicitados para consulta presencial serão fornecidos pelos colaboradores, seguindo todos os protocolos de higienização e etiqueta respiratória (higienização das mãos antes de manuseamento dos livros; utilização de máscaras e luvas).
EMPRÉSTIMO DOMICILIÁRIO
O empréstimo domiciliário continuará a funcionar por SISTEMA PICK-UP.
Segunda-feira, Quarta-feira e Sexta-feira | 09h30 > 12h30
Terça-feira e Quinta-feira | 15h00 > 18h00
O sistema pick-up é simples. O utilizador faz a reserva online a partir do nosso catálogo (https://catalogo.up.pt), no dia útil anterior à recolha dos documentos, de acordo com as seguintes instruções:
- Entre em https://catalogo.up.pt
- Valide-se com o seu login: up12345678@fba.up.pt
- Password do SIGARRA
- Selecione o catálogo da FACULDADE DE BELAS ARTES
- Faça a pesquisa do livro (s) que pretende reservar para recolha pick-up
- Clique em Reserva
- Clique em Enviar
- Clique novamente em ENVIAR para efetivar o pedido de reserva
- O exemplar está reservado
Informamos que, a partir do dia 17 de junho, toda a comunidade académica poderá proceder à requisição de bibliografia, de acordo com as regras para empréstimo domiciliário, em vigor antes do COVID-19.
Os livros serão entregues ao utilizador devidamente identificado com o cartão de estudante.
DEVOLUÇÕES
Devoluções de documentos cujo empréstimo foi realizado antes ou durante o período de suspensão de actividades: COM MARCAÇÃO OBRIGATÓRIA (protocolo de quarentena de documentos)
DEVOLUÇÕES DE DOCUMENTOS CUJO EMPRÉSTIMO FOI REALIZADO DE 18 DE MAIO EM DIANTE:
As devoluções são realizadas normalmente no balcão de atendimento, no horário:
Segunda-feira, Quarta-feira e Sexta-feira | 09h30 > 12h30
Terça-feira e Quinta-feira | 15h00 > 18h00
Os livros recebidos são colocados em quarentena numa sala preparada para o efeito, em sacos de plástico fechados com indicação da data de devolução e do término do período de quarentena. Findo o período de quarentena são devolvidos às estantes da sala de leitura (72 horas – World Health Organization).
Recomendamos que se já testou COVID-19 positivo informe o colaborador para que os livros devolvidos sejam submetidos a um período de isolamento de 14 dias.
PAGAMENTO DE MULTAS
Devem ser, preferencialmente, utilizados meios de pagamento por homebanking, transferência bancária, tecnologia contactless.
MÁQUINA DE FOTOCÓPIAS EM AUTOSSERVIÇO
Está temporariamente suspenso o uso das máquinas de fotocópia em autosserviço da Biblioteca. Sempre que possível, os leitores devem recorrer à cópia digital por telemóvel.