Webinars: Scopus, Science Direct, Mendeley, Direitos de autor, etc.

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA NA SCOPUS
Este webinar pretende abordar os seguintes pontos:
– Efetuar pesquisas simples e conselhos avançados para aumentar a pertinência dos resultados;
– Como descarregar os artigos científicos a partir da SCOPUS;
– Como filtrar, analisar macro tendências e encontrar colaboradores;
– Como encontrar artigos relacionados, a partir dos quais o conhecimento contribuiu para novos avanços;
– Saber usar a ferramenta de comparação dos índices de qualidade das revistas.
4 OUTUBRO 2022 | 11H00 – 12H00

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA NA SCIENCEDIRECT
Este webinar pretende abordar os seguintes pontos:
– efetuar pesquisas simples e conselhos avançados para aumentar a pertinência dos resultados;
– como descarregar os artigos científicos a partir da ScienceDirect.
11 OUTUBRO 2022 | 11H00 – 12H00

GESTOR DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: MENDELEY
Este webinar pretende dar a conhecer as funcionalidades do gestor de referências bibliográficas Mendeley, desde a organização, a partilha e a criação de referências bibliográficas.
18 OUTUBRO 2022 | 11H00 – 12H00
[ INSCRIÇÃO ]

COMO E ONDE PUBLICAR? QUAIS OS MEUS DIREITOS E ESCOLHAS COMO AUTOR?
Como e onde publicar? Quais os meus direitos e escolhas como autor? Estas são perguntas frequentes que gostaríamos de responder neste webinar. Também serão abordadas as opções de publicação em open access e as especificidades e diferentes tipos de direitos de autor.
25 OUTUBRO 2022 | 11H00 – 12H00

EBSCOHOST: PESQUISAS (POR AGORA) BÁSICAS
Com esta formação, pretende-se das a conhecer as bases de dados disponíveis na plataforma EBSCOhost, subscritas pela Universidade do Porto, e promover o desenvolvimento de competências de pesquisa, localização, seleção, gestão ética e avaliação da informação científica e académica, no âmbito dos processos de ensino/aprendizagem e de investigação, nos quais as Bibliotecas do Ensino Superior assumem um papel fulcral.
26 OUTUBRO 2022 | 11H00 – 12H00